top of page

Lineariedade

  • Lineariedade

 A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a ação se desenrola.

Esta é a forma de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher a informação.


  Vantagens:
  A linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos.


  Desvantagens:
  A linearidade torna-se muito mais monótona para o utilizador do que a não linearidade. Pode também ser mais difícil para o utilizador aprender a utilizar a linearidade pois não tendo interacção com a máquina não lhe é tão fácil aprender, estando limitado a assistir.


  Exemplo:
  Um espectador de televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições como o volume e a luz, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido.

 

  • Não-linearidade

 Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações.


  Vantagens:
  A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a prender. Resumidamente “é a fazer que se aprende”.


  Desvantagens:
   Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num ambiente não-linear, podendo “perder-se”  no sistema, devido a ser ele que escolhe um de vários caminhos que tem à sua disposição.

Em caso de dúvidas, contacte-nos!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2016 Created by Joana Machado e Ana Mafalda

bottom of page