Conceito de Multimédia
Multimédia
Sendo assim, a definição mais acertada para Multimédia pode ser: uso diversificado de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem.
A definição do conceito de multimédia teve, ao logo dos tempos, quatro fases a destacar:
-
1993 (Fetterman & Grupta) – Dão especial ênfase à natureza multissensorial da multimédia. Segundo eles, esta restringe-se unicamente a aplicações que incluam interactividade, cor e experiências multissensoriais.
“Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de média num ambiente interactivo e colorido por computador” (Fetterman & Grupta, 1993)
-
1994 (Minoli & Keinath) – Definem multimédia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos utilizadores através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica).
“Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multisensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual” (Minoli & Keinath, 1994)
-
1996 (Vaughan) – Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimédia, resumindo este conceito como:
“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico” (Vaughan, 1996).
-
2000 (Chapman & Chapman) – Definição actual de Multimédia. O conceito consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico.
O vocábulo Multi é proveniente da palavra do latim multus, cujo significado pode ser traduzido pelas palavras: múltiplo ou numeroso.
O vocábulo Média é o plural da palavra do latim médium, que significa meio.
