top of page

Tipos de Média

    Existem seis tipos de média que servem de base à criação de sistemas e aplicações
multimédia:

 

ANIMAÇÕES    ÁUDIO   GRÁFICOS   IMAGENS   TEXTOS   VÍDEOS

 

    Estes tipos de média podem ser agrupados, segundo a sua natureza espácio-temporal, em dois grupos:

 

  • Média estáticos, discretos ou espaciais: Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como: texto e gráficos.

 

   Tipos de média estáticos:
     

   Imagens e Gráficos: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente do tipo bitmap e do tipo vetorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.
  A representação gráfica é muito mais compacta (ocupa menos espaço de armazenamento) do que a representação de imagem. Contudo, um gráfico demora mais tempo a ser apresentado do que uma imagem bitmap, pois o gráfico tem que ser convertido para imagem antes de ser possível apresentá-lo, ao passo que a imagem bitmap pode ser apresentada sem qualquer processamento. O realismo de uma imagem bitmap resultante da digitalização de uma fotografia é muito difícil de se atingir por meios gráficos.

 

   Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. Pode também ser criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Existe ainda o formato de hipertexto. Este último permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto. O hipertexto define-se como sendo texto não-linear.
 

  • Média dinâmicos, contínuos ou temporais: Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico.

 

   Tipos de média dinâmicos:


  Áudio: O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde a áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil, por exemplo enquanto que o áudio digital corresponde a um formato compatível com o processamento computacional. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.

 

  Vídeo: Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Em qualquer uma das duas formas citadas, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas (do inglês, Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de dois fotogramas sucessivos é constante. Logo, o número de fotogramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.

 

   Animações: Corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.

 

 

  Quanto à origem dos média, ou seja, quanto à forma como estes foram criados, distinguem-se dois grupos: capturados e os sintetizados.

  • Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.

  • Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Em caso de dúvidas, contacte-nos!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2016 Created by Joana Machado e Ana Mafalda

bottom of page